Exposição Caminhos da Cidadania: Projeto é aprovado na Lei Rouanet e tem previsão para 2026.
- Helio Gualberto Neto
- 23 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de nov.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo anunciou a aprovação, pela Lei Rouanet, do projeto “Passado e Futuro: Caminhos da Cidadania Capixaba”, exposição que será realizada em 2026 com curadoria de Ronaldo Barbosa e pesquisa do Núcleo Histórico formado a partir de convênio com a Universidade Federal do Espírito Santo. A iniciativa pretende resgatar a trajetória histórica da cidadania capixaba a partir da perspectiva do seu parlamento, evidenciando o papel das instituições democráticas, em especial do poder legislativo estadual, e apontar perspectivas para o futuro do Espírito Santo.
Um mergulho na história para ressignificar a democracia e a construção do Espírito Santo.

A Lei Rouanet é o principal instrumento de fomento à cultura no Brasil. Por meio da lei aprovação da lei, empresas e pessoas físicas puderam destinar recursos a projetos culturais, recebendo benefícios fiscais em contrapartida. Essa ferramenta torna possível a realização de iniciativas de grande impacto social, como a nova exposição da Assembleia, que se propõe a oferecer ao público uma experiência enriquecedora e transformadora.
“Passado e Futuro: Caminhos da Cidadania Capixaba” terá como foco a reflexão coletiva sobre a construção da cidadania no Espírito Santo, valorizando a identidade local e incentivando o diálogo entre história, política e cultura. O percurso expositivo buscará engajar a sociedade em uma jornada que conecta o passado às possibilidades do futuro e ao papel crucial da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, explorando temas decisivos na formação democrática e cultural do Estado.
Curadoria de Ronaldo Barbosa
A curadoria da exposição ficará a cargo de Ronaldo Barbosa, um dos nomes mais consagrados do design e das artes no Espírito Santo. Com mais de 50 anos de carreira, Barbosa é conhecido por trabalhos icônicos e pela atuação como diretor do Museu Ferroviário Vale do Rio Doce, função que desempenhou por 26 anos.
Com background de exposições dentro e fora do Brasil. O Designer e multiartista está a frente do Instituto Ronaldo Barbosa, onde desenvolve iniciativas voltadas à arte e à preservação cultural.
Para a exposição da Assembleia, Barbosa promete unir sua experiência estética e histórica a um olhar contemporâneo, capaz de aproximar o público da relevância política e cultural da cidadania capixaba.

Um convite à sociedade capixaba
Com previsão de abertura em 2026, a mostra abrirá, pela primemira vez, as portas da Assembleia Legislativa do Espírito Santo para a população por meio do vetor da cultura e da arte. O objetivo, segundo os realizadores, é além da celebração histórica, ampliar as possibilidades deste espaço público como ambiente de convivência, memória e construção de futuro.




Comentários